Cuidados ao Preparar a Superfície para Pintura

Cuidados ao Preparar a Superfície para Pintura

Preparo da Superfície para aplicação de tintas anticorrosivas.

Preparo da Superfície

Independente do material a ser pintado (ou repintado) e o processo utilizado, um bom trabalho começa sempre com a correta preparação da superfície. Esta etapa é que vai garantir a durabilidade e perfeito acabamento do serviço, evitando o surgimento de bolhas, descolamento da tinta e o aparecimento de manchas, entre outros problemas.

Importante: Equipamentos de Proteção.

  • Respirador 1/4 facial com filtro
  • Óculos de segurança
  • Luva látex nitrílica para produtos químicos
  • Macacão de segurança
  • Bota

 

Superfície de Aço Carbono

Desengorduramento – Sua função é a remoção de óleo, graxa ou qualquer outro contaminante que permaneça sobre a superfície, através da limpeza com panos ou trapos embebidos no solvente. Se o uso de solventes não der uma limpeza satisfatória, pode-se usar detergente desengraxante –SKYCLEAN 2000.

Limpeza com ferramentas manuais – A remoção de carepas soltas de laminação, regiões oxidadas e tintas envelhecidas, podem ser feitas através do emprego de escovas de aço, lixamento, raspagem, entre outras ferramentas manuais.

Limpeza com ferramentas mecânicas – Método menos trabalhoso que a anterior, pois se empregam lixadeiras elétricas, escovas de aço, pistoletes de agulha, entre outras, para a remoção de carepas soltas de laminação, regiões oxidadas e tintas envelhecidas.

Limpeza por jateamento – O jateamento abrasivo é o método mais eficaz para remoção de carepas soltas de laminação, regiões oxidadas e tintas envelhecidas, com o emprego de areia ou granalha, escória de fundição de cobre e óxido de alumínio, aplicadas sob alta pressão.

Superfície de Aço Galvanizado

Desengorduramento – Sua função é a remoção de óleo, graxa ou qualquer outro contaminante que permaneça sobre a superfície, através da limpeza com panos ou estopas embebidos no detergente desengraxante – SKYCLEAN 2000.

Os produtos resultantes da corrosão branca do zinco devem ser removidos com água sob alta pressão ou lixamento manual. Pode-se usar o jato ligeiro (brush-off), lavando a seguir com água, para assegurar a remoção dos sais solúveis de zinco. Após a limpeza e secagem do substrato, aplicar primer de alta aderência (Primer epóxi isocianato, bicomponente), próprios para superfícies não ferrosas.

Superfície de Alumínio

Desengorduramento – Sua função é a remoção de óleo, graxa ou qualquer outro contaminante que permaneça sobre a superfície, através da limpeza com panos ou estopas embebidos no detergente - SKYCLEAN 2000. Caso o substrato estiver com indícios de corrosão, fazer um ligeiro lixamento com posterior lavagem. Deixar secar e aplicar primer de alta aderência (Primer epóxi isocianato, bicomponente), próprios para superfícies não ferrosas.

Concreto

Novo – Não aplicar qualquer tipo de revestimento sem que o concreto esteja seco e curado pelo menos há 25 dias (25°C). A nata de cimento e pó solto formado na sua superfície devem ser eliminados, para que haja uma perfeita aderência do sistema. O tratamento adequado para a redução da alcalinidade do concreto é o tratamento ácido. Adicionar ácido muriático a 15% em água, homogeneizar com espátula de madeira, aplicar sobre o concreto, deixando-o agir até que a superfície apresente uma aparência rugosa e áspera. Lavar com água abundantemente, não deixando formar poças. Esperar secar e aplicar o revestimento especificado.

Velho – A nata de cimento e pó solto formado na sua superfície devem ser eliminados para que haja uma perfeita aderência do sistema. O tratamento adequado para superfícies de concreto velho é o jateamento ligeiro. Escovas rotativas podem ser usadas, mas requerem mais trabalho. Outro método é o do ácido muriático já descrito acima.