Dicas para Tintas Catalisadas

Dicas para Tintas Catalisadas

Como utilizar tintas catalisadas.

Compartilhe este conteúdo:

Dicas para Catalisadas

 

A tinta bi-componente (catalisada), é necessário misturar os componentes A + B, onde a proporção da mistura varia conforme o produto. Consulte o boletim técnico para saber a correta proporção.

Equipamentos de Proteção:

  • Respirador 1/4 facial com filtro
  • Óculos de segurança
  • Luva látex nitrílica para produtos químicos
  • Macacão de segurança
  • Bota

Mistura dos componentes (A+B)

Adicione lentamente o catalisador (componente B) sobre a tinta (componente A). Homogeneizar completamente a mistura, deixando descansar de 5 a 20 minutos, que é o tempo de indução (Consulte boletim técnico para conferência!) Diluir sempre com o diluente indicado, antes de iniciar a aplicação.

Tempo de vida útil da mistura - Pot-Life

Produtos à base de resina epóxi ou poliuretana possuem tempos de vida útil da mistura (pot life) diferenciados. Assim, para o alcance do melhor desempenho no uso dos mesmos, consultar o boletim técnico dos produtos. Prepare somente a quantidade que será utilizada durante o tempo de uso. Nunca guarde tinta catalisada, pois irá endurecer por completo, após o POT LIFE.

Importante: Segurança

  • Para aplicação em ambientes fechados e com pouca ventilação, é necessário providenciar a renovação adequada do ar.

Propriedades Técnicas da Tinta

  • As condições climáticas influenciam muito no tempo de secagem do produto.
  • Observe sempre o tempo recomendado entre demãos e a cura final no boletim técnico.
  • Intervalo entre demãos: tinta catalisada possui secagem distinta. Portanto, é necessário seguir o tempo de repintura recomendado no boletim técnico do produto.
  • A resistência química, dureza e demais propriedades dos produtos catalisados são atingidas somente após a cura final, que pode levar até 07 (sete) dias.

É de extrema importância seguir corretamente a proporção de mistura dos componentes, caso isso não ocorra, teremos graves problemas relacionados a: alastramento, aspecto, secagem e cura, brilho, aderência, resistência física, química, às intempéries e outras.

Última dica muito importante: Limpe muito bem todos os equipamentos de pintura (pistolas, tanques, mangueiras e utensílios diversos) após a cura será quase impossível sua remoção, principalmente em equipamentos onde não é possível promover um atrito na limpeza; como por exemplo, o interior das pistolas de pintura.

Compartilhe este conteúdo: